Você está aqui: Página Inicial > Participe > Participação Social

Participação Social

por ASCOM publicado 15/12/2014 11h30, última modificação 02/03/2015 12h14

O Governo Federal oferece à sociedade civil vários meios para participar das atividades relacionadas à atuação do Brasil na Parceria.

 

Redes Sociais

Utilize a hashtag #OGPBrasil para promover discussões sobre a Parceria no Twitter. Por meio da hashtag #OGPBrasil você também pode enviar sugestões e críticas sobre a OGP para o Governo Federal.



Fóruns Virtuais

Em períodos específicos, são abertas discussões e consultas públicas na comunidade Governo Aberto do Participa.br das quais a sociedade civil pode participar.

Em 2012, foi realizado o “Diálogo Virtual: Governo e Sociedade” entre 29 de outubro a 5 de dezembro, no ambiente virtual do e-Democracia, da Câmara dos Deputados. Nessa etapa, a sociedade civil, em interação constante com servidores públicos federais, teve a oportunidade de enviar comentários sobre o balanço da implementação do 1º Plano de Ação Brasileiro, além de elaborar 15 propostas de possíveis compromissos para o 2º Plano.


Eventos

A Controladoria-Geral da União promove, em períodos específicos, eventos para promover discussões com a sociedade civil sobre assuntos relacionados à OGP.

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) foi um processo nacional coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O evento teve etapas preparatórias de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, mobilizando diretamente mais de 150 mil brasileiros, representados por cerca de 1,2 mil delegados na etapa nacional, que ocorreu em Brasília entre 18 e 20 de maio de 2012. O evento resultou em diversas propostas relacionadas ao tema Governo Aberto, algumas das quais deram origem a compromissos do 2º Plano de Ação da OGP.

Saiba mais no documento Devolutiva do 2º Plano de Ação.

De 13 a 15 de março de 2013 aconteceu também o “Diálogo Presencial: Governo e Sociedade”, em Brasília (DF). Participaram do evento 66 integrantes de entidades da sociedade civil, nove cidadãos que contribuíram de maneira relevante na etapa virtual do processo e representantes de 20 órgãos de governo debateram e elaboraram 17 propostas de compromissos para o 2º Plano de Ação.



Reuniões do Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Aberto

Representantes da sociedade civil podem participar de reuniões do Grupo Executivo do CIGA como observadores.



Grupo de Trabalho da Sociedade Civil

O Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Abeto (CIGA) constituiu, por meio da Resolução nº 1, de 18 de novembro de 2014, um Grupo de Trabalho temático da Sociedade Civil. Uma das principais competências desse grupo será a de discutir, junto com o governo federal, a metodologia de construção do 3º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto, além de também propor ações e ferramentas para o envolvimento da sociedade na criação desse novo Plano.