Notícias

Notícia

Fiocruz lança curso em ciência aberta

publicado: 12/03/2019 15h00, última modificação: 15/03/2019 14h10
A Fundação avança na implementação do compromisso 3 do 4° Plano no âmbito da OGP

Os primeiros resultados do compromisso sobre Ciência Aberta do 4º Plano de Ação Nacional, no âmbito da Parceria para Governo Aberto (OGP), já se mostram positivos. O minicurso de Formação em Ciência Aberta, lançado recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebeu, apenas um mês após o lançamento, mais de 2.000 inscrições. A iniciativa faz parte do marco 4 do Compromisso 3 da OGP, o qual pretende estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil.

Com o curso, a Fiocruz, além de executar parte do marco previsto no compromisso internacional, fortalece a estratégia institucional de apresentar à comunidade o movimento da Ciência Aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias, especialmente para os alunos da pós-graduação. O curso é gratuito, à distância e aberto à comunidade em geral. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site do Campus Virtual da Fiocruz.

O compromisso foi definido, entre maio e agosto de 2018, por meio da realização de oficinas colaborativas com a participação paritária de representantes do governo e da sociedade especialistas na temática. Buscou-se com isso conciliar o olhar atento e enriquecedor dos representantes da sociedade e o olhar técnico e legal dos atores que convivem com a realidade da máquina estatal.

Outras informações sobre a execução do compromisso podem ser acessadas na seção específica do compromisso 3.

 Fonte: Fiocruz (com adaptações)