Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2018 > Priorize o desafio a ser enfrentado no 4º Plano de Ação - Transparência Governamental (LAI em Estados e Municípios)

Notícias

Priorize o desafio a ser enfrentado no 4º Plano de Ação - Transparência Governamental (LAI em Estados e Municípios)

Notícias

Especialistas do governo e da sociedade, em oficina de cocriação, selecionaram três desafios para serem enfrentados por meio de políticas de governo aberto. Sociedade deve priorizar aquele que julgar mais relevante. Votação aberta até 26 de junho.
por publicado: 11/06/2018 14h21 última modificação: 11/06/2018 14h21

Está aberta a consulta para priorização do desafio a ser enfrentado por meio de um compromisso internacional que fará parte do 4º Plano de Ação Nacional, no âmbito da Parceria para Governo Aberto – OGP. Durante a primeira oficina de cocriação sobre Transparência Governamental (LAI em Estados e Municípios), com participação paritária de representantes do governo e da sociedade civil especialistas na temática, foram escolhidos três desafios a serem atacados. Agora, você pode priorizar aquele que você  avaliar como o mais relevante. A votação fica disponível até o dia 26 de junho e pode ser realizada por meio do formulário online (acessível somente por Mozilla Firefox e Google Chrome).

O desafio escolhido será debatido na segunda oficina de cocriação, quando será estabelecido o compromisso que irá compor o 4º Plano de Ação, com definição de estratégias e atividades para sua concretização.  O compromisso deverá ser específico, mensurável, relevante, factível e delimitado no tempo. Assim, ao final da segunda etapa, cada grupo deverá definir o compromisso brasileiro no tema, os atores responsáveis por sua implementação e execução, bem como os prazos, as ações e os marcos para monitoramento.

 Parceria internacional

A Parceria para o Governo Aberto - Open Government Partnership (OGP) - é uma iniciativa internacional que tem o objetivo incentivar globalmente práticas relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social. Cada país participante deve desenvolver um Plano de Ação em que se especifica quais são os seus compromissos. O Brasil, que é membro-fundador da OGP, está na fase final de execução do 3º Plano de Ação e em processo de elaboração do 4º Plano.

Conforme definido na metodologia de trabalho aprovada pelo Comitê Interministerial Governo Aberto (CIGA) e pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil a construção do 4º Plano de Ação está dividida em três etapas: definição dos temas, oficinas de cocriação e aprovação do Plano. 

Participe da fase de cocriação escolhendo o desafio que deseja ver enfrentado. Divulgue para suas redes de contatos e ajude a construir um Brasil melhor.