Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2018 > GNova lança kit de ferramentas de Design Thinking

Notícias

GNova lança kit de ferramentas de Design Thinking

Objetivo do kit é auxiliar servidores públicos na aplicação do design thinking para solução de desafios no governo
por publicado: 02/01/2018 08h53 última modificação: 02/01/2018 08h53

O Laboratório de Inovação em Governo, GNova, voltado para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos, divulgou o Kit de Ferramentas Design Thinking Aplicado ao Serviço Público.

O design thinking é uma abordagem prática para solucionar problemas complexos por meio do olhar humano. Há no kit algumas ferramentas básicas para ajudar no desenvolvimento de projetos de inovação tendo como base o foco no cidadão e suas experiências com os serviços públicosO objetivo do kit é auxiliar servidores públicos na aplicação do design thinking para solução de desafios no governo.

Estão ali ferramentas que permitem ampliar a empatia e o entendimento do setor público sobre quais elementos são importantes na experiência do cidadão com aquele serviço. Também há dicas preciosas de como organizar um processo de ideação e seleção de ideias para solução do desafio, diferentes ferramentas para testar as soluções, além de sugestões de como mapear os pontos chaves para implantação de um novo serviço.  

Segundo, Guilherme Almeida, diretor do GNova, “espera-se que o Kit de Ferramentas Design Thinking Aplicado ao Serviço Público do GNova contribua com o trabalho de gestores envolvidos em projetos de inovação que estão promovendo a transformação digital e diminuindo a burocracia na oferta de serviços públicos no governo federal”.  


Fonte: GNova (com adaptações)