Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2018 > CAPES lança curso EAD sobre Recursos Educacionais Abertos

Notícias

CAPES lança curso EAD sobre Recursos Educacionais Abertos

Notícias

A proposta do curso integra uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pela CAPES, com apoio da Iniciativa Educação Aberta
por publicado: 18/04/2018 14h16 última modificação: 19/04/2018 09h38

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) oferece a primeira edição do curso de educação à distância sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) para cerca de 300 docentes de universidades públicas que participam do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).  O conteúdo do curso foi elaborado e organizado pela Iniciativa Educação Aberta.

A proposta do curso integra uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pela CAPES, com apoio da Iniciativa Educação Aberta, desde 2015, e que envolvem formação de gestores do órgão, bem como assessoria sobre questões de licença e direito autoral para adequação de documentos internos, como editais e termos oficiais da UAB. 

A UAB é um programa do Ministério da Educação, sob coordenação direta da CAPES, que possibilita formação superior a professores da Educação Básica. Confira aqui os pontos relacionados a Recursos Educacionais Abertos na UAB.

 Ao tornar a UAB uma iniciativa realmente aberta, o Ministério da Educação incentiva que todo o conteúdo subsidiado preparado para os cursos de formação superior sejam disponibilizados para a sociedade. Municípios pequenos, por exemplo, poderão fazer reuso e adaptação de materiais para suas necessidades educacionais específicas. O resultado da ação é o melhor aproveitamento do investimento público.

Para mais informações acesse: http://www.educadigital.org.br/site/curso-rea-para-uab-capes/

Fonte: Instituto Educa Digital (com adaptação)