Você está aqui: Página Inicial > Noticias > 2017 > Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Notícias

Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Notícias

Nova ferramenta desenvolvida pelo IPEA apresenta informações sobre organizações da sociedade civil
publicado: 06/06/2017 08h57 última modificação: 06/06/2017 09h03

Ferramenta gratuita e totalmente acessível desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Mapa das Organizações da Sociedade Civil é uma solução inteligente que auxilia a gestão pública a se informar sobre a atuação das organizações da sociedade civil (OSCs) em projetos e ações de interesse público.

O Mapa das OSCs é um portal de dados integrados e transparência pública sobre as mais de 391 mil organizações da sociedade civil existentes no país. Há dados relativos à institucionalidade e demais características das OSCs, seu acesso a recursos públicos e privados, localização no território, áreas de atuação, projetos, entre muitos outros dados relevantes.


Quais as vantagens e o que o Mapa das OSC oferece para gestores públicos e para a administração pública?

  • Identificar as OSCS, por áreas de atuação, no território;
  • Apoiar a tomada de decisões, ao permitir que os formuladores de políticas públicas possam acompanhar as tendências no financiamento e atuação das OSCs, por área e por território.
  • Oferece o histórico de atuação das OSCs e facilita decidir parceiros em potencial 
  • Possibilita disponibilizar editais públicos destinados a OSCs, o que aumenta a difusão destes.
  • Facilita cruzar informações sobre características socioeconômicas das cidades e regiões e saber da atuação de OSCs, por áreas, em cada uma delas.

 

 O que Mapa das OSC oferece para as Organizações da Sociedade Civil (OSC)?

  • Oferece às OSCs, independentemente do seu tamanho, meios e oportunidades de tornar gratuita, pública e conhecida sua atuação e seu trabalho, comprovando sua responsabilidade pública de forma transparente;
  • Agiliza a relação e a comunicação entre as OSCs e diferentes financiadores de projetos (fontes de recursos), pesquisadores e instituições que intermediam doações privadas (individuais e institucionalizada);
  • Permite que as OSCs compreendam o trabalho das demais organizações brasileiras e que possam trocar informações, experiências e boas práticas entre si, facilitando a formação de redes;
  • Em grande medida o "Mapa" potencialmente pode reduzir os custos de médio e longo prazo para a captação de recursos por parte das OSCs, ao disponibilizar informações que auxiliem tanto as OSCs quanto seus financiadores institucionais, privados e/ou individuais a identificarem projetos de interesse públicos de forma transparente. 


3) Mas, por que um Mapa das Organizações da Sociedade Civil é tão importante?

No Brasil e no mundo as OSCs prestam serviços públicos valiosos à sociedade. Por meio das OSCs a população pode se organizar e defender seus direitos, comunidades e interesses. Organizados podem exercer plenamente seu potencial de interesse coletivo, atuando em parceria com o Estado para a execução de políticas públicas e/ou desenvolvendo projetos próprios, por exemplo, com financiamento privado.

Transparência pública e disponibilidade de informações de qualidade são pré-requisitos para compreender a força e a capacidade de atuação das OSCs no Brasil. Entender sobre a dispersão territorial das organizações, suas áreas de atualização, os projetos em andamento e sua capacidade de execução, facilitar e entender as condições de financiamento das OSCs, visibilizar a atuação, além de torná-la cada vez mais efetiva, transparente e forte. O “Mapa das Organizações da Sociedade Civil” pode oferecer as informações e o suporte necessários para atingirmos esses objetivos.

 

Para acessar ao Mapa das Organizações da Sociedade Civil, clique aqui.


Reprodução: Equipe do MAPA das OSC (com adaptações)