Você está aqui: Página Inicial > No Brasil > Planos de ação > 3º Plano de Ação Brasileiro

3º Plano de Ação Brasileiro

por ASCOM publicado 18/12/2014 16h07, última modificação 21/03/2017 11h46

O processo de elaboração do 3º Plano de Ação brasileiro foi realizado com base em uma metodologia única e inovadora construída pelo GE-CIGA e pelo GT da Sociedade Civil. Segundo essa metodologia, a discussão dos desafios e a definição dos compromissos deveriam acontecer por meio da realização de oficinas de cocriação, ou seja, reuniões que contariam com a participação paritária de especialistas do governo e da sociedade civil nos temas definidos.

O trabalho foi realizado, então, nos meses de abril a outubro de 2016. Ao todo, foram realizadas 27 oficinas de cocriação, que foram coordenadas pelo GT e pelo GE-CIGA em conjunto. Cada tema foi desenvolvido em duas etapas: a primeira para discussão dos desafios e a segunda para definição dos compromissos. Assim, ao final da segunda etapa, cada grupo tinha definido o compromisso brasileiro, os atores responsáveis por sua implementação e execução, bem como os prazos, as ações e os marcos para monitoramento.

O 3º Plano contém 16 compromissos, os quais foram desenhados e discutidos com o envolvimento de 105 pessoas, sendo 57 representantes da sociedade civil e do setor privado e 48 do governo (em seus níveis federal, estadual e municipal). Além disso, de forma inovadora, o Plano contou não somente com a participação de entes subnacionais, mas também dos Poderes Legislativo e Judiciário. O intercâmbio de experiências ampliou a visão e o escopo dos trabalhos e permitiu o estabelecimento de ações mais ambiciosas.

MAIS INFORMAÇÕES