Você está aqui: Página Inicial > Lançamento do Portal Achados e Pedidos

Notícias

Lançamento do Portal Achados e Pedidos

Notícias

Projeto desenvolvido pela Transparência Brasil e pela ABRAJI reúne milhares de pedidos de acesso à informação.
por publicado: 27/03/2017 15h58 última modificação: 27/03/2017 16h10

No último dia 10, foi lançado o Portal Achados e Perdidos, plataforma que reúne milhares de pedidos de acesso à informação de cidadãos e as respostas da administração pública feitas via Lei de Acesso à Informação (LAI). O projeto é realizado pela ONG Transparência Brasil e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e recebe financiamento integral da Fundação Ford.

 

Com o escopo associado a acesso à informação e controle social, o projeto Achados e Pedidos tem três objetivos principais:

  • Facilitar o acesso a informações: antes de realizar um pedido, é possível verificar na plataforma se a resposta já foi enviada a outra pessoa;
  • Evitar pedidos repetidos à administração pública, o que facilita o trabalho dos servidores responsáveis pelas respostas;
  • Criar uma base de dados extensa o bastante para possibilitar análises de taxa de resposta satisfatória de cada órgão, número de recursos realizados etc.

 

Além da estrutura do portal on-line, o projeto inclui cursos sobre a Lei de Acesso à Informação para jornalistas, ministrados pela Abraji. O site inclui também uma seção de dúvidas sobre a Lei de Acesso à Informação.

 

Para conhecer mais detalhadamente o portal, clique aqui.